Ação conjunta entre secretarias de Barbalha organiza evento de valorização da vida, em alusão ao Setembro Amarelo.
"Nós não estamos aqui para falar sobre o suicídio, nós estamos aqui para falar sobre a valorização vida" foi assim que o Diretor da Rede de Atenção Psicosocial III (RAPS), Tiago Figueiredo, definiu o evento de encerramento do Setembro Amarelo, que ocorreu na praça da Estação, do município de Barbalha.
A solenidade foi uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos (STDSMDH).
A intenção do encontro foi jogar luz para os debates sobre atenção à saúde mental. Inicialmente, a Fanfarra Padre Paulo do Colégio Santo Antônio, guiou um cortejo que fez passagem pelo centro da cidade. Para executar a ideia, as secretarias mobilizaram um corpo especial que contou com participação dos pacientes e funcionários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), infanto juvenil III e AD, estudantes da ETI Lyrio Callou e técnicos das respectivas Secretarias.
Em seguida, Técnicos de enfermagem e outros profissionais da saúde marcaram presença na praça da estação, oferecendo uma miríade de serviços gratuitos no local como, aferição da pressão arterial, exame de glicemia, aulas de ginástica conjunta e até mesmo corte de cabelo.
"Nessas caminhadas do penúltimo dia do mês de setembro são sempre trabalhadas diversas ações em alusão ao setembro amarelo, com um trabalho de prevenção em todas as nossas políticas setoriais, inclusive, com foco na saúde, educação e assistência social, para que a gente possa buscar um trabalho em rede." afirmou o líder da STDSMDH, Francisco Sandoval Barreto.
O evento contou com intensa participação popular que pôde aproveitar a ocasião para conscientizar-se mais sobre a relevância da pauta sobre a saúde mental.