Barbalha celebra um avanço expressivo em seu quadro de alfabetização, de acordo com os novos dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) 2023. O município atingiu um percentual de 85,4% de alunos alfabetizados na idade certa, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Esse resultado destaca que mais da metade das crianças que estudam em escolas da rede pública municipal estão alfabetizadas até os 7 anos de idade.
Os dados foram divulgados no dia 28 de Maio pelo Ministério da Educação, durante a apresentação do primeiro relatório do programa federal Criança Alfabetizada, em Brasília. Com esse desempenho, Barbalha se posiciona entre os municípios com as maiores taxas de alfabetização do Brasil, superando a média nacional de 56% e também o índice geral do estado do Ceará, que foi de 85%.
Este progresso significativo na alfabetização é resultado de investimentos estratégicos na educação do Município. A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, tem implementado diversas iniciativas para fortalecer as práticas pedagógicas nas unidades escolares.
Entre essas ações, destacam-se ciclos de formações continuadas para professores, desenvolvimento de projetos pedagógicos variados, aquisição de novos mobiliários escolares, reformas nas escolas, ampliação da frota de ônibus escolares, contratação de novos professores e aumento das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
João Paulo Olegário, Secretário de Educação do Município, "Todas essas medidas surgiram pela imposição dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19. Desde então, elas se tornaram ações continuadas que visam garantir uma educação de qualidade para todos os alunos do município." afirmou.
Além disso, a administração municipal tem oferecido acompanhamento psicológico e psicopedagógico nas unidades de ensino, diversificação do cardápio da alimentação escolar, e muitos outros benefícios que somam ao contexto do aluno, melhorando o seu desempenho em sala de aula.