A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Saúde, fez as primeiras notificações de casos suspeitos de Monkeypox, doença conhecida como “varíola dos macacos”, no município.
De acordo com a Secretaria, são dois casos suspeitos da mesma família com histórico de viagem recente, apresentando sintomas semelhantes. Os pacientes estão sendo acompanhados e foram orientados quanto ao isolamento.
A Secretaria de Saúde, juntamente com a Superintendência Regional de Saúde do Estado do Ceará, estão realizando exames laboratoriais para que os casos possam ser descartados ou confirmados.
O que é a Varíola dos Macacos?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença recebeu esse nome porque foi identificada pela primeira vez em colônias de macacos mantidas em um laboratório dinamarquês, em 1958. O primeiro caso humano foi identificado em uma criança na República Democrática do Congo, em 1970. A varíola dos macacos é causada pelo vírus Monkeypox.
Apesar de ser da mesma família da varíola humana, o patógeno causador da doença dos macacos tem menor risco de complicações.
Quais os Sintomas?
Segundo a OMS, os sintomas duram entre duas e quatro semanas, mas desaparecem por conta própria sem tratamento. A orientação é que as pessoas com os sinais descritos abaixo procurem orientação médica e comuniquem possível contato com alguém infectado.
Conheça os sintomas:
Febre;
Dores de cabeça intensa, musculares e/ ou nas costas;
Baixa energia;
Linfonodos inchados;
Erupções cutâneas ou lesões.
Geralmente, a erupção se apresenta de um a três dias após o início da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, cheias de líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, secar e cair.
Segundo o órgão, o número de lesões em uma pessoa pode variar de alguns a milhares. A erupção tende a se concentrar no rosto, palmas das mãos e solas dos pés. Eles também podem ser encontrados na boca, genitais e olhos.