A Prefeitura de Barbalha iniciou, nesta terça-feira (26/07), a vacinação contra Covid-19 em crianças de três anos. A aplicação ocorre sem a necessidade de agendamento prévio, na modalidade de livre demanda. A expectativa é atender 883 crianças dessa faixa etária residentes no município.
Na última quinta-feira (21), a secretaria de saúde iniciou a vacinação para as crianças de 4 anos. A vacinação infantil contra a Covid-19 foi realizada no ESF do Arajara e Barro Vermelho e no Centro de Especialidade e Diagnóstico (CED), nos períodos da manhã e tarde.
No ato da vacinação, é necessário apresentar documento oficial de identificação da criança, RG ou Registro de Nascimento, CPF, Cartão do SUS do município de Barbalha e comprovante de residência, além da caderneta de vacinação infantil. É importante ressaltar a obrigatoriedade da presença dos pais ou responsáveis.
No CED, os pequenos corajosos foram recebidos com muita cantoria e animação por parte da equipe de enfermeiros da Unidade. A dona de casa, Jessica Ferreira, levou sua filha Maria Júlia, de três anos, e aprovou a iniciativa. “A maioria das crianças tem medo da vacinação e ser recebido com essa animação dá uma tranquilidade para eles”, afirmou. A dona de casa também comentou sobre a importância de receber o imunizante. “Essa doença já atingiu tantas pessoas e saber que minha filha finalmente está vacinada dá uma tranquilidade muito grande”, finalizou.
A Vacinação infantil contra a Covid-19 segue durante a semana. Na quarta-feira (27), haverá vacinação para crianças de 3 e 4 anos no ESF da Cirolândia e na quinta-feira (28) no ESF do Santo André, das 8h30 às 11h. A programação conta também com a aplicação da segunda dose (Pfizer Pediátrica) para crianças de 5 a 11 anos, nesta quarta-feira (27), no Centro de Especialidade e Diagnóstico, das 13h30 às 15h.
A vacinação contra a Covid-19 para crianças de três a quatro anos ocorre após a autorização da Vigilância Sanitária (Anvisa). Os técnicos da agência reguladora consideraram os estudos de efetividade e segurança da vacina nessa faixa-etária. O tema também foi amplamente discutido pelos técnicos da Câmara Técnica Assessora em Imunizações-Covid-19 (CTAI), que também orientaram pela ampliação da vacinação para esse público.
De acordo com a recomendação da Anvisa, o esquema vacinal das crianças é feito em duas doses. O intervalo entre a primeira e a segunda dose da Coronavac deve ser de 28 dias.