A Prefeitura de Barbalha, por meio das Secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos (STDSMDH), realizou, na manhã desta segunda-feira (22), a solenidade de abertura das atividades da Semana do Bebê e Aleitamento Materno. A programação segue com ações até a próxima sexta-feira, 26 de agosto, em diversas localidades do município.
A Secretária de Saúde, Sheyla Martins, destacou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias na discussão e elaboração de ações que fortaleçam o cuidado com as crianças. “Nesta semana do bebê precisamos ficar atentos em três pilares: na promoção do aleitamento materno, na qual é necessário que comunidade e profissionais de saúde incentivem para que o aleitamento materno possa acontecer; Prevenir a gravidez na adolescência, em que é necessário discutir e educar nossos adolescentes para que a gravidez na adolescência seja evitada; E, por fim, a vacinação infantil, que é de suma importância que nossas crianças estejam vacinadas e atualizem seu esquema vacinal para proteger não só nossas crianças mas toda uma comunidade”, disse.
O evento aconteceu no Anfiteatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), onde estiveram presentes além da secretária de Saúde, Sheyla Martins, a secretária de Educação, Jussara Luna, o titular da STDSMDH, Sandoval Barreto, a secretária adjunta, Raquel Pinheiro, entre outros gestores do município.
Sobre a Semana do Bebê
A Semana do Bebê faz parte do núcleo de estratégias do Selo Unicef, na qual tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da Primeira Infância no desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem das crianças, a fim de assegurar a atenção necessária para a faixa etária de até 6 anos de idade.
Tais ações são essenciais, pois, de acordo com os estudos da neurociência, quanto melhores forem as circunstâncias vividas no desenvolvimento da criança na Primeira Infância, maiores são as chances de que ela alcance a sua melhor potencialidade enquanto pessoa adulta.