A Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária, realizou na tarde desta quinta-feira (13), reunião com os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para discutir os resultados da avaliação dos Indicadores de Saúde do Previne Brasil.
A conversa se deu em torno dos Indicadores de Saúde do Previne Brasil divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde, além da importância do acompanhamento desses indicadores de forma correta, visando melhorar a qualidade da assistência em saúde da população do município, como explica o Coordenador da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Barbalha Antônio Eclésio. "Os indicadores avaliam a nossa assistência relacionada ao paciente de doença crônica, como hipertensão e diabetes, e os serviços para atenção materno-infantil e da saúde da mulher. Debater esses resultados é importante para fortalecer nossas políticas públicas de atenção a essa população e levar uma saúde mais qualidade para a população barbalhense", disse Antônio Eclésio.
O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde que foi implementado para reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios. O Programa leva em conta três componentes para fazer o repasse financeiro federal a Municípios e ao Distrito Federal: captação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).
A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
Na oportunidade, também foi realizada premiação para as cinco principais ESF que se destacaram nos Indicadores no município. A ESF do Distrito do Caldas obteve o melhor desempenho nos indicadores da Atenção Primária. São indicadores que avaliam os atendimentos, acompanhamento e registro de informações sobre gestantes, hipertensos, diabético, vacinação, saúde bucal e exame citopatológico.