A Prefeitura Municipal de Barbalha, através da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos (STDSMDH) e do Centro de Referência da Mulher Irmã Rosamaria (CRM), realizou nesta segunda-feira (20), a abertura da campanha internacional "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres". A cerimônia de abertura ocorreu na sede da STDSMDH e contou com a presença do Secretário da STDSMDH, Sandoval Barreto, a Coordenadora do CRM, Socorro Leite, e a Secretária de Mulheres e Direitos Humanos, Janiele Luna.
Barbalha estenderá a campanha de 16 para 21 dias, iniciando a mesma no Dia da Consciência Negra. A antecipação visa promover reflexões sobre os diversos cenários da violência de gênero contra meninas e mulheres, contextualizando suas vulnerabilidades.
Durante o período da campanha, estão programadas palestras e debates que visam informar sobre o histórico, significado e objetivos da campanha. Além disso, serão apresentados exemplos que destacam como a violência afeta a saúde e a educação, estimulando a reflexão sobre causas, consequências e formas de enfrentamento.
A comunidade também será envolvida, com a realização de ações em associações comunitárias, localidades urbanas e rurais, além de blitz educativas em locais estratégicos como a Praça Engenheiro Doria, feiras livres, mercado público e ruas adjacentes. A campanha pretende mobilizar todos os setores da sociedade para promover uma cultura de respeito, solidariedade e igualdade.