Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) de Barbalha participaram de uma oficina de Jardinagem. Nesta terça-feira (10), os pacientes tiveram a oportunidade de criar hortas e aprender mais sobre a arte do plantio no Jardim SaraCura, localizado no próprio Caps Ad.
O Arte-educador, Jefferson de Lima, acredita que o contato com a natureza pode ser uma alternativa no tratamento dos pacientes. "Realizamos uma dinâmica coletiva, onde fizemos o plantio de ervas ansiolíticas que auxiliam no cuidado contra depressão, como capim-santo e erva-cidreira. Nesse projeto, estamos desenvolvendo e cultivando diversas plantas comuns ao cotidiano dos nossos pacientes e que devem ser valorizadas e reconhecidas como formas alternativas no complemento do tratamento dos nossos pacientes", destacou Jefferson.
Seu Miguel Monteiro, paciente do CAPS AD, tem usado as aulas para praticar a arte de plantar em casa. "É muito bom. Estou aprendendo como realizar a preparação do plantio da muda, do esterco e tirei dúvidas de como plantar fava. Muito bom esse momento, tenho aprendido muito com o professor", afirmou.
De acordo com a coordenadora do CAPS AD, Karen Shirmene, o Projeto Jardim SaraCura tem como objetivo proporcionar um espaço educativo e terapêutico de integração humana com a natureza. "Identificamos aqueles pacientes que têm habilidade ou se identificam com a atividade que será realizada e encaminhamos para a oficina. É importante que o paciente tenha afinidade para que ele possa ter um retorno dessa atividade", pontuou Karen.