A Prefeitura Municipal de Barbalha, através da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos (STDSMDH), realizou nesta quarta-feira (06), no Auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), um encontro para a elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua, no âmbito do Projeto Recriando Oportunidades.
O projeto, fruto de uma emenda federal, é coordenado pela Frente de Assistência Criança Carente (FACC), em colaboração com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, além das Secretarias de Desenvolvimento Social de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. O Recriando Oportunidades estrutura-se em três eixos fundamentais: capacitação social e profissional para pessoas em situação de rua; formação dos profissionais da política do Crajubar que atuam na temática da população em situação de rua; e apoio para instalação dos comitês e formulação dos planos municipais de políticas públicas específicas.
Durante a programação, foram apresentados painéis abordando os eixos do Plano Municipal de Políticas Públicas para população em situação de rua, seguidos por debates na plenária, realização de trabalhos em grupo e a apresentação das propostas, culminando na sua homologação. A coordenadora geral da FACC, Mônica Sillan, ressaltou a importância desse momento, destacando a relevância do poder público em direcionar sua atenção para a população em situação de rua e desenvolver políticas públicas voltadas para essa parcela populacional.
O Secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos, Sandoval Barreto, representando o município, esteve presente no evento, reforçando o compromisso da gestão com a construção de um futuro mais inclusivo e justo para todos os cidadãos.