As secretarias municipais de Educação e Juventude e Esporte de Barbalha, se reuniram, na manhã desta terça-feira (28), com os Educadores Físicos das escolas, para apresentação do projeto dos Jogos Escolares Municipais de Barbalha (JEMBs) 2023. Após dois anos sem a realização dos jogos, por conta da pandemia de Covid-19, as escolas municipais, estaduais e particulares do município retomam às atividades esportivas.
A reunião teve como objetivo apresentar e alinhar o projeto, assim como ouvir os profissionais de Educação Física, sob a perspectiva de como a disciplina está sendo trabalhada diariamente em sala de aula. A Secretária de Educação, Jussara Luna, aproveitou o momento para prestar todo apoio na retomada dos jogos. "Fizemos uma compra de materiais esportivos ano passado, mas vamos fazer uma nova licitação esse ano para implementar cada vez mais a disciplina", afirmou.
De acordo com o secretário de Juventude e Esporte, Jonas Damasceno, fomentar a realização das atividades esportivas como ferramenta de inclusão social e de promoção da saúde e prevenção de doenças é compromisso da gestão. "Pensamos nas questões de autoestima dos nossos jovens e crianças e no psicológico também, que em maioria ficou abalado pós-pandemia", ressaltou. O secretário ainda falou um pouco sobre o empenho das secretarias na aquisição de uniformes e novos materiais esportivos para os alunos.
Durante a reunião, os representantes das secretarias e os educadores físicos fizeram uma roda de conversa em que puderam debater sobre o planejamento, apresentar a logomarca atualizada e discutir o regulamento do JEMBs 2023. Os jogos, que seguirão o calendário do Governo do Estado, contarão com modalidades como futebol, atletismo e handebol.