Por Juliana Sátiro.
Com objetivo de potencializar a formação integral dos alunos, a Rede Pública Municipal de Ensino de Barbalha, que até 2022 contava com apenas duas Escolas em Tempo Integral (ETI), ampliou a modalidade de ensino para 5 instituições, estando uma delas ainda em implantação.
ETI Lyrio Callou, localizada no centro da cidade, ETI Edson Olegário de Santana, no bairro Malvinas, ETI Josefa Alves de Sousa, na Vila Santo Antônio, ETI Maria Linhares, no Barro Vermelho e ETI Antônio Gondim (ainda em implantação), no bairro Cirolândia são as instituições que oferecem a educação integral.
Os alunos que optam por essa modalidade, assistem aulas do plano pedagógico escolar padrão pela manhã e no período da tarde participam de eletivas focadas em melhorias no desenvolvimento e na aprendizagem. Durante o período letivo, são oferecidas 3 refeições: lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. O projeto de ampliação da educação em tempo integral prevê principalmente a diminuição da evasão escolar, garantindo a permanência dos alunos na escola.
Para a Secretária de Educação, Jussara Luna, a ampliação dessa modalidade de ensino é uma grande conquista do município. "Fortalece a aprendizagem dos nossos estudantes, possui um currículo que dialoga com as necessidades da juventude", afirmou ao explicar que a Educação em Tempo Integral é uma política que Barbalha vem investindo para que em breve possa ser ofertada em todas as escolas da Rede Municipal.
Os alunos Ana Caroline Sousa e Dayvison Yarley Lima, ambos do 9º ano do Ensino Fundamental, falaram um pouco sobre a adaptação ao tempo integral. Ana Caroline afirma que está vivendo um ótimo processo. "Eu nunca tinha estudado nessa modalidade, mas está sendo tudo ótimo, a merenda é boa e o almoço melhor ainda", afirmou. Já Dayvison, explica que mesmo estando na escola integral, ainda consegue conciliar com os estudos em casa. "Está sendo uma experiência única na minha vida, muito boa", finalizou.