Por Cícero Dantas
A Secretaria de Saúde, por meio do Conselho Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (28), a IX Conferência Municipal de Saúde com o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia Amanhã Vai Ser Outro Dia".
A Conferência é um momento de debate entre todos os segmentos da sociedade com o objetivo de avaliar a situação de saúde do município e estabelecer as proposições para subsidiar a elaboração dos Planos Plurianuais de Saúde nas esferas estaduais e nacional.
Durante o evento, os participantes discutiram quatro eixos temáticos: "O Brasil que temos. O Brasil que queremos", "O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas", "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia" e "Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas". Todas as propostas discutidas e aprovadas em cada eixo temático, serão encaminhadas para os Governos Estadual e Federal.
Para a Secretária de Saúde, Nerilane Lopes, o momento evidencia o fortalecimento do processo democrático de participação social na gestão do Sus. "Ver nossa comunidade e os nossos servidores presentes neste momento é muito importante. Eles são imprescindíveis e têm um papel importante no dia a dia do atendimento nos equipamentos de saúde. São eles que sabem realmente a necessidade do nosso povo e o que precisa ser feito para melhorar a Atenção Básica, assim como a Especializada, do nosso município. Todas as propostas e formulação de diretrizes que serão debatidas no dia de hoje, serão encaminhadas para as esferas do estaduais e federais para que possam atender os anseios e as necessidades da população", disse Nerilane.
Para a Diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Natana Kelly, a Conferência foi um passo importante para se pensar a situação da saúde no município. "Esse é um momento ímpar. Estão aqui, os servidores, a sociedade civil e profissionais de saúde discutindo e desenvolvendo processos de trabalho para formular diretrizes que resultem em ações de melhorias no nosso município”, ressaltou.