Por Raiana Lucas.
O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Malvinas, realizou na manhã desta terça-feira, 28, o encerramento das comemorações do mês da mulher, cujo dia internacional é comemorado em 8 de março. Durante todo este mês foram realizadas ações em alusão ao dia e mês da mulher, entre eles, a inauguração do Centro de Referência da Mulher Irmã Rosamaria no dia 9 de março. O equipamento é um espaço de acolhimento, atendimento e encaminhamento, que oferece serviço social, psicológico, jurídico, sobretudo em situações de violência doméstico-familiar.
Uma das ações do CRAS Malvinas, foi uma roda de conversa com a terceiro-sargento da Polícia Militar do Ceará que integra o Batalhão de Ronda de Ações Intensivas de Barbalha, Samara Alves, sobre empoderamento e autocuidado, para as integrantes do grupo de mulheres que frequentam o CRAS. Para a Policial Militar, um momento como este empodera as mulheres. "Um momento como este com mulheres é importante para que se leve uma mensagem mais abrangente sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, e também sobre alguns cuidados que as mulheres devem ter sobre autocuidado, empoderamento e protagonismo", disse Samara.
A cabeleireira Núbia Lafayette também participou da roda de conversa e ainda proporcionou um dia de beleza para algumas participantes. O autocuidado precisa ser uma ação diária na busca pelo empoderamento. Segundo Núbia, ao proporcionar um dia de beleza com corte, hidratação e escova para algumas participantes, foi importante para autoestima. "Gratificante participar deste momento. Deixei as mulheres muito mais lindas do que elas são, aumentando a autoestima delas e a minha", disse a cabeleireira.