A Prefeitura de Barbalha, por meio das secretarias de Saúde, Educação e de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos, realizou, na manhã desta segunda-feira (03), uma blitz educativa, na Praça da Estação, para conscientizar a população sobre o autismo. A ação faz parte da programação especial da semana dedicada à conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA).
As atividades tiveram início com roda de conversa para orientar e psicoeducar pais e responsáveis sobre a necessidade e importância do diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista (TEA). Em seguida, foi realizada panfletagem e caminhada até a sede do Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil (Caps ij).
De acordo com a secretária de Saúde, Nerilane Lopes, o autismo precisa ser desmistificado, debatido e levado ao conhecimento da população. "A ação visa contribuir para levar informação para a população. É necessário avançarmos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pessoas. A conscientização é o primeiro passo para a transformação social e a construção de um mundo melhor para todos", enfatizou.
A semana de conscientização do autismo permanece nos próximo dias com a seguinte programação:
04/04 (terça-feira)
Local: Auditório da Faculdade de Medicina
Horário: 8h
– Palestra para cuidadores e professores do AEE com o tema: "Autismo na escola: Estratégias e inclusão" com a psicóloga Joelma Calixto, com participação da mãe atípica Graciete e equipe da Inclusão da Secretaria de Educação
05/04 (quarta-feira)
Local: CRAS Santo Antônio
Horário: 8h30
– Roda de conversa com mães de crianças autistas sobre "O protagonismo da família no processo terapêutico" com a Psicóloga Rebecca Brasil.