As Secretarias de Saúde e Educação realizaram, na tarde desta quarta-feira (12), o Saúde Educativa em Combate às Arboviroses na EMEIF Escola Nazinha Garcia, localizada na Mata dos Dudas. A ação educativa tem o objetivo de conscientizar os estudantes sobre os cuidados para evitar a proliferação do agente transmissor da dengue.
O Coordenador do Departamento de Endemias, Robertson Pereira dos Santos, destacou o papel fundamental da população no combate ao mosquito. "Se cada pessoa fizer sua parte, a comunidade tende a adoecer menos de doenças de arbovirose. Em uma comunidade consciente, os riscos de adoecimento diminuem consideravelmente. É importante a conscientização para não acumular água parada, tampar as caixas dágua e tomar cuidado nos recipientes que contêm água como reservatório para que não ocorra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti", disse o coordenador.
Ainda segunda Robertson, a ação educativa contou com distribuição de panfletos educativos e amostras sobre as características e o período de vida em cada etapa do mosquito. O Programa Saúde na Escola (PSE) também tem intensificado atividades educativas, nas salas de aula, com objetivo de combater o mosquito transmissor da dengue.