As escolas da rede municipal de ensino têm recebido os profissionais de saúde para execução das ações previstas no Programa Saúde na Escola (PSE). Nesta terça-feira (25), os estudantes e funcionários do CEI Martinho Tavares Teles, localizado no Alto da Alegria, tiveram a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação.
De acordo com a Diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Natana Kelly, os profissionais da saúde estarão atuando, ao longo de toda semana, nas escolas da rede municipal de ensino, para realização da atualização vacinal. "O Programa Saúde na Escola é uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação. As equipes das Unidades Básicas de Saúde estarão visitando as escolas para realização da aplicação do imunizante. É muito importante que pais ou responsáveis levem o cartão vacinal dos seus filhos para que seja feita a análise vacinal de cada um", disse.
?Para a Secretária Municipal de Saúde, Nerilane Lopes, o Programa vem para estimular e promover a importância da vacinação nas escolas. "A imunização é um direito das crianças e adolescentes e o Programa Saúde na Escola vem para estimular que as equipes das unidades de saúde e das escolas realizem atividades para promover que os escolares tenham esse direito garantido", disse.
A aposentada Rita da Silva aproveitou a oportunidade e acompanhou a sua neta, Ana Vitória, de dois anos, no momento da vacinação. "Ação muito importante. A vacina protege. Sei que estou protegendo minha neta. Com a vacina, ela estará protegendo as pessoas de casa e seus colegas de escola", disse.
?O Programa:
O Programa Saúde na Escola tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
O PSE constitui estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo as equipes de Saúde da Família e da Educação Básica.