Nesta quinta-feira (04), a Secretaria de Saúde realizou mais um dia de mutirão de exames de espirometria. A iniciativa, em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim, por meio do Programa Abraçar, visa auxiliar no tratamento de pacientes com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Em dois dias de campanha, cerca de 80 pacientes realizaram o exame no Centro de Especialidade e Diagnóstico.
?
Também conhecida como Prova de Função Pulmonar, a espirometria é considerada o exame padrão ouro para realizar o diagnóstico de DPOC, como enfisema e bronquite crônica. Após a realização do exame, o paciente recebe o resultado em até 24h.
?
A cabeleireira Cícera Garcia vem tratando sequelas adquiridas da Covid-19. "Após me recuperar da covid-19 comecei a ficar muito cansada e foi detectado um nódulo no pulmão. Passei por vários pneumologistas e hoje estou realizando a espirometria. Como trabalho com muita química, esse cansaço tem me prejudicado e ter iniciado esse tratamento tem sido importante", relatou Cícera.
?
Já a agricultora Solange Silva teve seu pulmão prejudicado pelo constante uso de cigarro e hoje trava a luta contra o cigarro e contra uma mancha que apareceu no seu pulmão. "O problema do cigarro prejudica muito as pessoas, estou tentando deixar o fumo de lado e aconselho aqueles que fumam a deixar esse vício. Fiz um exame e nele encontraram uma mancha no meu pulmão, iniciei os exames e estou melhorando. Se Deus quiser vai dá certo", compartilhou Solange.
?
De acordo com a Diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Natana Kelly, o exame será oferecido mensalmente. "Os exames foram realizados na quarta e nesta quinta-feira. Ao todo atendemos cerca de 80 pacientes. Importante salientar que todos os meses estaremos ofertando esse tipo de exame [espirometria] no Centro de Especialidade e Diagnóstico", pontuou Natana.