A Secretaria de Cultura e Turismo promoveu, na última segunda-feira (19), a 2ª Escuta sobre a Lei Paulo Gustavo. Os encontros têm o objetivo de escutar a classe, esclarecer dúvidas, buscar identificar dificuldades e também receber sugestões para fortalecer o setor.
?O encontro aconteceu no CineTeatro Neroly Filgueiras e contou com a presença de artistas, fazedores de cultura e sociedade civil. Para o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Isaac Luna, esse é um momento importante para direcionar os investimentos na cultura do município. "É por meio dessa escuta pública, ouvindo os nossos artistas e fazedores da cultura de Barbalha que vamos construir e direcionar os próximos investimentos no setor de uma forma mais participativa", disse.
?Para o Mestre Ailton esse é um momento importante para que os artistas e mestres possam também opinar sobre os futuros projetos no setor. "Rssa discussão em torno da lei é importante para os artistas opinarem e relatarem sobre as necessidades de cada segmento e participar de forma mais ativa do plano de ação da lei", comentou.
Lei Paulo Gustavo:
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022) foi pensada visando apoiar fazedores de cultura diante dos desafios da pandemia de Covid-19. De acordo com o Governo Federal, a previsão é o repasse de R$ 3,86 bilhões do superávit do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados, municípios e ao Distrito Federal para ações emergenciais voltadas ao setor cultural, por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios ou outras formas de seleção pública.