O município de Barbalha sediou nesta quinta-feira (29) a 11ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará. Com o tema: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, o evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Santo Antônio e contou com a participação de representantes de 18 municípios da região.
A abertura foi marcada por apresentações artísticas, incluindo a participação do grupo de Teatro do Centro Socieducativo Padre Cícero de Juazeiro do Norte, do grupo de Batuque do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade de Ipaumirim e da Filarmônica São José.
Diversas autoridades estiveram presentes a conferência, entre elas o Vice-Prefeito de Barbalha, Vevé Siqueira, o Secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos (STDSMD) do município de Barbalha, Sandoval Barreto, a Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Mônica Gondim, a Secretária Executiva do CEDCA, Conceição Nunes, a Procuradora do município de Barbalha, Ézera Cruz, a Secretária Adjunta da STDSMDH e Presidente Municipal do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Thereza Raquel, e o Secretário Executivo dos Conselhos Municipais de Barbalha, Júnior Landim.
Durante o evento, o Vice-Prefeito, Vevé Siqueira, fez a recepção de todos os participantes e destacou a importância do momento para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. A conferência teve como objetivo principal debater e aprimorar as políticas de assistência voltadas a esse público, visando promover um ambiente saudável e seguro para o seu desenvolvimento.
Após as discussões em grupos sobre a política de assistência aos direitos da criança e do adolescente, foram indicados e homologados os delegados que representarão a região na 12ª Conferência Estadual, a ser realizada em Fortaleza no próximo mês de agosto. Essa etapa estadual dará continuidade às reflexões e propostas iniciadas na conferência regional, contribuindo para a construção de políticas efetivas em prol dos direitos da infância e da juventude no estado do Ceará.