A Prefeitura Municipal de Barbalha, através da Secretaria de Saúde, realizou na última quarta-feira, 9, o segundo encontro da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, guiado pela tutora do Ministério da Saúde, Daniela Carvalho. As oficinas foram realizadas no Centro de Atenção Psicossocial Infantil- CAPSi. As mesmas seguem acontecendo em todas as equipes Estratégia Saúde da Família- ESF, totalizando 26 unidades.
A oficina de Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, surge com o intuito de incentivar o aleitamento materno até os 6 meses de idade, e a alimentação complementar a partir dos 6 meses. Além disso, tem como objetivo levantar e discutir possíveis causas, que impedem e dificultam as práticas de amamentação e alimentação saudável. Como também, debater ações de promoção e proteção de leis já implementadas pelo Ministério da Saúde.
Ao decorrer dessas atividades, as palestrantes apresentaram dados numéricos e percentuais, conforme o Índice de Massa Corporal- IMC de crianças de 0 a 2 anos cadastrados no SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) do posto ESF Santo André do município de Barbalha, em 2022. Como também, apresentaram atividades para as pessoas participantes, elaborarem diferentes tipos de cardápios de acordo com a idade de cada criança, respeitando a singularidade das mesmas.
Durante todo o processo vale ressaltar a importância da população participar ativamente, debater e argumentar entre si. Somente assim, informadas sobre o assunto, podem contribuir melhorando o perfil nutricional, reduzindo a morbimortalidade e contribuindo para o desenvolvimento pleno dessas crianças.