A Prefeitura de Barbalha, em parceria com a Secretaria de Educação, e Ministério Público do Ceará, realizou dia 10 de agosto, a visita guiada com alunos da rede pública municipal. O projeto desenvolvido nomeado "Um Giro pela Educação no Dia do Estudante Juventude, Protagonismo e Autonomia". Os estudantes presentes seguiram a sequência de visita na sede do Ministério Público, Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal de Barbalha. Esses discentes, representam os protagonistas das Escolas em Tempo Integral e escolas regulares, líderes de sala de aula e gremistas.
O primeiro destino aconteceu na sede do Ministério Público, onde os estudantes das escolas EEF Raul Coelho, EEF Alacoque Bezerra e E.T.I. Antônio Gondim Sampaio, foram recepcionados pelo promotor de justiça, Vossa Excelência Rivaldo Magalhães, momento em que os alunos tiveram a oportunidade de discutirem e se informaram sobre as ações do Ministério Público, que impacta diretamente na vida desses jovens na sociedade e escola, contribuindo para manutenção e promoção de leis que os protegem.
No segundo momento, os estudantes seguiram em direção ao Gabinete do Secretário de Educação, João Paulo, e ao Setor de Alimentação. Os discentes discutiram junto com o Secretário, "Qual a importância da Secretaria de Educação no Município?". A ocasião foi favorável aos alunos, debaterem em conjunto, as diversas maneiras de como a educação é de suma importância, e segue fazendo um papel essencial na vida deles, dentro e fora das instituições da rede pública de ensino. Além disso, puderam participar de um momento com a nutricionista responsável pela elaboração do cardápio de alimentação das escolas do município, em que o local também são armazenados esses alimentos.
Por fim, finalizaram a manhã em uma visita na sede da Prefeitura Municipal de Barbalha, na ocasião visitaram as secretarias localizadas no prédio, onde cada secretário explicou as funções ali executadas. Essas oportunidades, facilitam a aprendizagem, despertando a autonomia e a cooperação para com seu próprio conhecimento, fazendo com que percebam sua posição ativa na construção do futuro e reconheçam seu lugar na sociedade, a partir do contato direto com as instituições públicas de defesa e dos interesses sociais nos quais estão inseridos.