A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Cultura e da Biblioteca Pública Municipal Padre Agostinho Mascarenhas, participou nesta sexta-feira, 10 de outubro, do lançamento da Rede de Bibliotecas Públicas do Cariri (RBC), realizado no Auditório do Geopark Araripe, no município do Crato (CE).
Com o tema "Integrando conhecimento e cultura através do poder transformador da leitura", o evento reuniu representantes de diversas cidades da região, gestores culturais, bibliotecários e mediadores de leitura comprometidos com o fortalecimento das políticas públicas do livro, leitura e bibliotecas.
A RBC é um movimento colaborativo que reúne bibliotecas públicas, comunitárias e escolares de toda a região do Cariri, fortalecendo ações de leitura, acesso à informação e valorização da cultura local. Por meio dessa rede, são compartilhadas experiências, recursos e projetos, levando a literatura e o conhecimento a mais pessoas.
Barbalha foi representada no evento pela bibliotecária M.ª Maria Isabel Moreira Leal, que participou do painel "Bibliotecas em Ação: iniciativas, desafios e soluções", apresentando o trabalho desenvolvido pela Biblioteca Pública Padre Agostinho Mascarenhas e sua contribuição na formação de leitores e na promoção da cultura barbalhense. O secretário de Cultura, Hoosevelt Ramalho, também esteve presente prestigiando o lançamento.
Atualmente, a Biblioteca Padre Agostinho Mascarenhas funciona no Casarão Hotel, sede da Secretaria de Cultura, desenvolvendo ações permanentes de incentivo à leitura e à valorização da cultura local. Também integram a rede a Biblioteca Mestre Joaquim Mulato, do Centro de Artes e Esportes (CEU), e a Biblioteca Comunitária 17 de Agosto, localizada no Sítio Bulandeira.
A programação contou ainda com apresentação cultural do grupo Percussão Filhos de Maria, palestra com o Prof. Dr. Jonathas Carvalho (UFCA) sobre o papel social das bibliotecas comunitárias e um bate-papo sobre redes de bibliotecas com Alilian Gradela (Rede Jangada Literária
- Fortaleza), mediado por Goreth Albuquerque.
A criação da Rede de Bibliotecas Públicas do Cariri marca um novo capítulo para o desenvolvimento cultural da região, conectando municípios, unindo esforços e ampliando o acesso à leitura e ao conhecimento.