O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Barbalha retomou suas atividades com a realização da primeira reunião do ano, ocorrida nesta quinta-feira, 03 de abril. O encontro contou com a presença de conselheiros titulares e suplentes, que compõem o órgão, representando o poder público municipal (executivo e legislativo), a sociedade civil organizada e entidades ambientais, como ONGs, instituições de ensino e associações de moradores, além de representantes da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barbalha - Amasbar.
O COMDEMA Barbalha, cuja presidência é do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Willian Brito, atua de forma consultiva, deliberativa e de assessoramento ao poder público municipal, com o objetivo de promover a participação da sociedade na definição de políticas públicas ambientais, contribuir para a implementação da política ambiental do município e equilibrar as demandas socioeconômicas com a conservação do meio ambiente. As reuniões, a partir de agora, devem ocorrer mensalmente, contribuindo para o fortalecimento da gestão ambiental no município de Barbalha.
Conforme o Secretário Willian Brito, "a retomada das atividades do COMDEMA deve proporcionar condições para que o Município garanta que os donos de propriedades localizadas em áreas regidas por legislações ambientais possam explorar responsavelmente os seus recursos, gerar empregos e tributos para o Município, mas que também possam garantir que haja a sustentabilidade e a minimização dos impactos".
Proposta para Criação do REVIS Soldadinho-do-Araripe
Entre as pautas desta primeira reunião do ano, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apresentou a proposta de criação do Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Soldadinho-do-Araripe. A iniciativa busca conservar as escarpas da Chapada do Araripe e as florestas úmidas associadas às nascentes da região, essenciais para a sobrevivência do soldadinho-do-araripe, espécie de ave criticamente ameaçada de extinção, endêmica da caatinga e que só ocorre nas encostas da Chapada do Araripe.
De acordo com o ICMBio, a criação desse REVIS tem como objetivos preservar e recuperar o habitat natural da ave, além de conciliar o uso sustentável das propriedades particulares com a proteção das nascentes e fragmentos de floresta úmida nas escarpas da Chapada do Araripe.
Próximos passos
A proposta continuará sendo analisada pelos Conselheiros, para que seja debatida na próxima reunião do COMDEMA, no mês de maio.
O Presidente do Comdema Barbalha, Secretário Willian Brito, lembra que após a conclusão dos estudos para a implantação do REVIS Soldadinho-do-Araripe, a proposta deve ser apresentada para a população. "Após a conclusão dos estudos, a proposta do REVIS Soldadinho-do Araripe será objeto de audiências públicas nos municípios de Barbalha, Crato e Missão Velha para que não haja dúvidas quer do Poder Público, quer da coletividade sobre seus objetivos e as ações necessárias para garantir sua implantação e consequentemente a conservação do Soldadinho e de toda biodiversidade associada", reforçou o Secretário.