NOTÍCIAS

03-JUN-2024

Festa de Santo Antônio 2024: Barbalha abre, mais uma vez, com chave de ouro, as Festas Juninas do Nordeste

#Cultura POR RUAN 03 DE JUNHO DE 2024

Os dias 01 e 02 de junho de 2024 ficarão marcados para sempre na memória do povo barbalhense com mais uma espetacular edição da Festa de Santo Antônio. O evento foi iniciado oficialmente no dia 31, com uma missa celebrada pelo Padre Monteiro no Largo da Matriz. No entanto, foi no fim de semana subsequente que se pôde captar com mais intensidade o espírito de folia da festa.

As ruas da cidade fluíram com o mar de pessoas que vieram de todos os cantos do mundo para testemunhar a abertura dos Festejos Juninos do Nordeste. Conforme os dados apurados pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha, passaram pelo município aproximadamente trezentas mil pessoas.

Cortejos Culturais

O evento, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, já contava com uma multidão logo pela manhã, com a celebração da Bênção da Bandeira, que reuniu diversas autoridades e personalidades políticas e culturais do Estado.

Logo após, foi iniciado o desfile dos mais de 100 grupos culturais, de Barbalha e outros municípios, pela tradicional Rua do Vídeo.

Shows de Tirar o Fôlego

Essa miríade de público, formada pela junção entre o povo barbalhense e seus visitantes, pôde aproveitar uma programação recheada de atrações musicais, iniciada na noite do sábado, 01, ainda no Largo da Igreja da Matriz de Barbalha. João Cláudio Moreno e Nando Cordel comandaram a tradicional Noite das Solteironas, com espetáculos impecáveis. Unindo comédia e música, João Cláudio entregou ao público seus contos hilariantes, com fundidos a música regional. Já Nando Cordel deu a sua contribuição com pitadas de paixão e carisma que só ele é capaz de proporcionar.

No segundo dia, 02, a cidade ficou ainda mais fervilhante. No total, foram instalados quatro palcos e três ilhas musicais simultâneas pela cidade. A Praça da Estação contou com a apresentação dos aclamados cantores cearenses Fagner, Waldonys, Luiz Fidélis e Forró Tapera, reforçando a rica tradição da música cearense, com suas atuações excepcionais.

A Ilha do Calçadão recebeu Jones do Acordeon, Gilvan Sanfoneiro e Samuel Cantor. Na Ilha Pinto Madeira, a festa foi comandada por Vandeci do Acordeon, Thiago Bom di Xote e Cícero Sanfoneiro. Esses artistas trouxeram o melhor do xote e do forró, com ritmos contagiantes e apresentações vibrantes.

Na Ilha Senador Alencar teve Edson Bom de Farra, Forrozão K com Nós e Vicente Neto. Esses grupos animaram o público com danças envolventes e energia fora do comum.

O palco do Marco Zero foi animado por Lucy Alves, Fábio Carneirinho, Casaca de Couro e Maninho. A folia da Rua da Matriz contou com Leonardo Luna, Silvano Sanfoneiro, Os Cabras de Lampião e Joquinha Gonzaga, que encantaram a todos com suas performances carismáticas e músicas autênticas.

E para fechar com chave de ouro este dia especial, o Largo do Rosário trouxe Alceu Valença, Flávio Leandro, Ítalo Queiroz e Dé do Norte. Ícones da música regional entregaram apresentações inesquecíveis e cheias de emoção.

"Barbalha esteve mais linda do que nunca, não só pelos palcos, programação de shows ou a impecável decoração que abrilhantou o município, mas também pela vivacidade sentida em cada centímetro quadrado das ruas da cidade. As pessoas que passaram por aqui provaram mais uma vez porque o nosso município é um dos bastiões da cultura nordestina", afirmou a Secretária de Turismo e Cultura, Goretti Amorim.

Além das grandes atrações, Barbalha esteve recheada de quermesses para animar e dar ainda mais vida ao momento.

Hasteamento do Pau da Bandeira

Com toda certeza, o ponto alto do dia foi a conclusão de mais um Hasteamento do Pau da Bandeira de Santo Antônio. Evento canônico que baseia toda a tradição da festa. Neste ano, os carregadores se superaram. Às 18h30, em frente à Igreja da Matriz, com um show de drones ao fundo, estava lá, erguido por um processo que mistura força, fé e catarse coletiva, o mastro retirado de uma copaíba do Sítio São Joaquim.

De acordo com Rildo Telles, Capitão dos Carregadores do Pau, a árvore deste ano pesava aproximadamente 3 toneladas. A partir deste domingo, o povo barbalhense poderá olhar todos os dias para a Bandeira de Santo Antônio, pendurada de forma esplendorosa a cerca de 23 metros do chão da Igreja do Largo da Matriz.

Texto: Matheus Moreira, Ascom de Barbalha

Foto: André Duarte, Ascom de Barbalha

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Hoje

Ciclo da Festa de Santo Antônio de 2024 em Barbalha encerra com grande estilo no Novo Parque da Cidade

A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR), encerrou [...]

#Esporte Há 3 dia(s)

Barbalha sedia Fase Regional do CREDE 19 dos Jogos Escolares do Ceará

Nos dias 08 e 09 de junho, Barbalha sediou a Fase Regional do CREDE 19 dos Jogos Escolar [...]

#Esporte Há 3 dia(s)

Barbalha realiza 21ª Edição da Corrida de Santo Antônio

A 21ª edição da Corrida de Santo Antônio, reconhecida como a corrida mais festiva do Bra [...]

#Juventude Há 7 dia(s)

Prefeitura de realiza aula do Programa Bolsa Jovem Barbalha com enfâse na Constituição Federal

A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mu [...]

#Emprego Há 7 dia(s)

Prefeitura de Barbalha realiza cerimônia de certificação e entrega de kits de qualificação profissional

A Prefeitura de Barbalha, através da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mul [...]

#Educação Há 9 dia(s)

Barbalha Participa da 1ª Fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Dezoito das 42 escolas da rede municipal de Barbalha estão participando da primeira fase [...]

#Educação Há 9 dia(s)

Barbalha Avança na Educação: Resultados do SPAECE 2023 Destacam Crescimento na Proficiência dos Alunos

A rede de educação municipal de Barbalha destacou-se de forma significativa, na avaliaçã [...]

#Esporte Há 9 dia(s)

Prefeitura de Barbalha inicia Campeonato Barbalhense de Futebol 2024

A Prefeitura de Barbalha, através da Secretaria de Juventude e Esporte (SEJUVE), deu iní [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito