A Prefeitura de Barbalha deu início, na manhã desta terça-feira, 16, no Hotel das Fontes, do Distrito do Caldas, às Oficinas de Debate sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Esta é a primeira de todo um circuito de debates que vão acontecer durante o mês de abril e maio.
O Plano Diretor é um instrumento fundamental que orienta o desenvolvimento da cidade, tanto do ponto de vista do poder público quanto da iniciativa privada, na construção de espaços urbanos e oferta de serviços. O processo de construção do Plano Diretor envolve um diagnóstico abrangente da cidade, que considera tanto os aspectos técnicos como os comunitários. Para isso, são realizadas oficinas, consultas públicas, audiências públicas e conferências, visando a construção de uma visão compartilhada sobre o desenvolvimento urbano do Município.
As oficinas serão realizadas em diversas localidades da cidade, buscando garantir a participação ampla e democrática da população. O Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Arôdo de Castro, ressalta a importância do comparecimento da sociedade civil em eventos como este:
"É fundamental que a sociedade participe ativamente desses debates, pois são eles que vão nortear as ações do poder público e da iniciativa privada na construção de uma cidade mais sustentável e inclusiva. Contamos com a presença e contribuição de todos para o sucesso dessas oficinas, que são fundamentais para o futuro do desenvolvimento da nossa cidade"