A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, iniciou no dia 28 de agosto, a remoção de Nim Indiano, na cidade de Barbalha. Conforme o Art.3, da lei 2638/2022 parágrafo único – O Município realizará a supressão do Nim Indiano (Azadirachta Indica A. Juss) de forma gradual e programada. Iniciando pela pela Av. 17 de Agosto, bairro Bela Vista, e posteriormente providenciará o plantio de novas espécies nativas, de pequeno, médio e grande porte, de acordo com cada avenida.
O Nim Indiano, é uma planta muito resistente e de crescimento rápido, que alcança, normalmente, de 10 a 15 m de altura e, dependendo do tipo de solo e das condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento da planta, pode atingir até 25 m. Com um ano, a planta chega a 1,5 m e com 5 anos, a 8 m. O sistema radicular atinge 15 m de profundidade. Sua madeira é avermelhada, dura e resistente.
O Secretário de Meio Ambiente José Alex, afirma que: "A remoção da planta, desencadeia-se pelo motivo de ser considerada invasora, tóxica para alguns animais e causa empobrecimento do solo, o que pode ocasionar desequilíbrio nos ecossistemas. O Nim Indiano também possui facilidade para danificar estruturas prediais e encanamentos no subsolo." Visando sempre o melhor para a cidade continuará a remoção e logo mais o plantio de espécies ativas.