A Prefeitura de Barbalha, através das Secretarias de Saúde e Educação, Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos e Rede de Atenção Psicossocial-RAPS, realizaram nesta quarta-feira,13, a Roda Setembro Amarelo: Todos Pela Vida, na sede da Câmara de Municipal de Barbalha.
A mesa estava composta pelos palestrantes Djailson Ricardo, Psicanalista- Coordenador do laboratório de Tanatologia Estácio- IDOMED e Vidas Preservadas, Tiago Figueiredo, Diretor da Rede de Atenção Psicossocial da cidade de Barbalha e Luana de Rosário Adjunta da Casa. Na ocasião foi discutido a importância de falar sobre o Setembro Amarelo, em todas as nuances sociais e ambientais, a necessidade da informação alcançar a população, e que busquem ajuda se sentindo acolhidas nos canais de atendimento.
Tiago Figueiredo, aproveitou sua fala para ressaltar as consequências da pandemia além dos aspectos biológicos, mas também sociais. Afirmando que mulheres, jovens e crianças passaram a sofrer mais tipos de abusos e assédios dentro do seu convívio familiar. Além disso, reforçar que as pessoas que estiverem em situação de vulnerabilidade psicológica e mental, devem buscar ajuda no centro de atendimento psicossocial mais próximo. Em Barbalha, tem CAPS AD, CAPS III e CAPS Infanto-juvenil.