(Foto: Freepik)Mais uma conquista foi alcançada na garantia de políticas públicas dos direitos da criança e do adolescente em Barbalha. Publicada no dia 4 de junho, no Diário Oficial dos Municípios, a Lei 2.562, sancionada pelo Governo de Barbalha, disciplina regras que alertam para o Combate ao Abuso e Exploração Sexual desse público.Na lei, fica evidente que, como é direto de todo cidadão o acesso à informação relativa à prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes ou qualquer outro tipo de agressão física ou moral, de forma clara e objetiva, então é obrigatório que em todas as repartições públicas e autárquicas municipais sejam instaladas informações sobre como denunciar o abuso e a exploração sexual, o Disque 100.A Campanha também irá contemplar os veículos de transporte coletivo, que devem receber os informativos com linguagem acessível e de fácil visualização, que ajudem a prevenir essa violência. Canais de denúnciaO canal, que funciona 24h, analisa e encaminha para os órgãos responsáveis as denúncias de violência, tudo de forma gratuita e anônima. Saber como funciona cada canal de denúncia é primordial nessa campanha. "É um passo pequeno, mas importante. Também fortalecemos nossas ações dentro da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e promovemos políticas de garantia de direitos. Uma ação contempla a outra”, afirmou o titular da pasta, Sandoval Barreto.Além do telefone, também é possível fazer denúncias por meio do aplicativo Direitos Humanos Brasil. Basta baixar o software, preencher um formulário e logo em seguida registrar a notificação.
(Foto: Freepik)
Mais uma conquista foi alcançada na garantia de políticas públicas dos direitos da criança e do adolescente em Barbalha. Publicada no dia 4 de junho, no Diário Oficial dos Municípios, a Lei 2.562, sancionada pelo Governo de Barbalha, disciplina regras que alertam para o Combate ao Abuso e Exploração Sexual desse público.
Na lei, fica evidente que, como é direto de todo cidadão o acesso à informação relativa à prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes ou qualquer outro tipo de agressão física ou moral, de forma clara e objetiva, então é obrigatório que em todas as repartições públicas e autárquicas municipais sejam instaladas informações sobre como denunciar o abuso e a exploração sexual, o Disque 100.
A Campanha também irá contemplar os veículos de transporte coletivo, que devem receber os informativos com linguagem acessível e de fácil visualização, que ajudem a prevenir essa violência.
Canais de denúncia
O canal, que funciona 24h, analisa e encaminha para os órgãos responsáveis as denúncias de violência, tudo de forma gratuita e anônima. Saber como funciona cada canal de denúncia é primordial nessa campanha. "É um passo pequeno, mas importante. Também fortalecemos nossas ações dentro da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e promovemos políticas de garantia de direitos. Uma ação contempla a outra”, afirmou o titular da pasta, Sandoval Barreto.
Além do telefone, também é possível fazer denúncias por meio do aplicativo Direitos Humanos Brasil. Basta baixar o software, preencher um formulário e logo em seguida registrar a notificação.