O Projeto de Lei Auxílio Cultural Santo Antônio foi aprovado no dia 16 de junho pela Câmara Municipal de Barbalha. O benefício é exclusivo aos artistas barbalhenses que se inscreveram no chamamento público para o I Festival Cultural da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio da Barbalha: Salvaguarda das Tradições.
O secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Isaac Luna, ressaltou a importância da ação. "Com esse projeto iremos transformar o edital como uma forma de auxílio aos nossos artistas. Todos que se inscreveram e são moradores de Barbalha irão ser beneficiados. É uma forma de valorizarmos a cultura, a arte e o povo barbalhense", afirmou o gestor da pasta municipal.
O auxílio é de natureza assistencial substitutiva vinculada à Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, que ocorreria em 30 de maio. O evento foi cancelado devido à pandemia de covid-19 e já que os artistas inscritos deixaram de receber os cachês pelas apresentações, o benefício foi criado. Serão duas parcelas no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) destinadas aos profissionais que moram em Barbalha e que se cadastraram no Edital entre 14 e 20 de maio.
Foram 115 inscrições deferidas de artistas, bandas de músicas, grupos de tradição popular, artes cênicas, entre outros. É a única manifestação cultural do estado do Ceará reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial da cultura brasileira.