A I edição da Feira de Adoção Responsável de Animais do município de Barbalha foi realizada no último sábado, 14, na Praça Brasília, das 8h às 12h. Na ocasião, diversos filhotes de gatos e cachorros receberam novos lares com orientações às famílias sobre cuidados, vacinação, castração, entre outras.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos foi a responsável pela ação que contou com o apoio das Organizações Não Governamentais (ONGs) Buscando Soluções e Amor de Pet (causa animal), Associação dos Catadores Reciclados de Barbalha (Acarb) e União Protetora dos Animais e Meio Ambiente (Upama).
Cada pessoa que realizou adoção teve que assinar um termo de responsabilidade concordando em zelar pela saúde e bem-estar do animal, além de cumprir todos os requisitos necessários para a acolhida.
O evento também disponibilizou espaço lúdico para crianças com equipes de recreadores. A intenção foi tornar o ambiente receptivo e agradável para as famílias, incentivando a naturalização de animais no convívio familiar e comunitário.
A família Cardoso adotou pela primeira vez um filhote de cachorro e ficou muito feliz com a conexão da pequena Evelyn, de 6 anos, com o animalzinho. "Ela já está amando o novo integrante da família, só falta decidir de vez o nome. Adorei a ideia da feira e espero que outras famílias façam o mesmo porque um animal em casa é só alegria, principalmente para crianças", disse a mãe e comerciante, Débora Cardoso.