Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao Suicídio, as Secretarias de Saúde (Sesau) e do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) prepararam vasta programação de cuidados com a saúde mental e valorização da vida.Ao longo do mês, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Barbalha promove palestras, encontros entre profissionais da saúde e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), abordagens estratégicas para matriciamento, rodas de conversas, entre outras ações. Já a STDS abriu canal de diálogo para campanha permanente de acolhimento, com amparo de profissionais da área da psicologia e assistência social.A ideia da Campanha é promover também a integração da comunidade com os equipamentos sociais e equipes que atuam nesses territórios, de modo que possa ser estabelecido um vínculo permanente de apoio e confiança. "Às vezes apenas uma escuta já causa um grande impacto na vida da pessoa. Precisamos fortalecer esse vínculo dia após dia, no trabalho em equipe, na amizade, na parceria", afirmou a secretária adjunta, Raquel Pinheiro. PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) BARBALHA-CETodo o mês de SetembroPalestras sobre prevenção ao suicídio nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS);Encontros com profissionais das ESF e da RAPS para matriciamento e abordagens sobre a Prevenção ao Suicídio nos equipamentos de saúde;03/09Abordagem com panfletagem – equipe da RAPS e Vigilância Sanitária – Praça Engenheiro Dória "Praça da Estação";09/0912h – Participação do Coordenador da Rede de Saúde Mental na TV verde vale;12h – Entrevista na Rádio Cariri FM com equipe do CAPS Infantil;15h – Palestra no CREAS sobre Prevenção ao Suicídio para Adolescentes em comprimento de medida sócio educativa – Coordenador da RAPS, Tiago Figueiredo;10/09Evento no CAPS III com participação do CAPS AD e CAPS Infantil;Assembleia promovida pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Coordenadores da RAPS para orientações sobre o suicídio – Salão Paroquial.17/099h – Encontro com familiares e pacientes em CAPS AD abordagem da temática com a Equipe Multiprofissional;22/0919h – Live no Instagram da RAPS, com representação da Faculdade de Medicina (FMJ) sobre o Setembro amarelo "Prevenção ao Suicídio";23/0916h30 – Oficina: Agente Populares de Saúde Mental para enfrentamento das consequências da pandemia COVID-19; Mandalas/filtro dos sonhos; Representações simbólicas na promoção da Saúde mental – Local : Sítio Santo Antônio de Arajara – Terreiro Arte e Tradição.24/09Encontro com adolescentes do CAPS i/ CASA GIRASSOL ;29/09Encontro com mães e profissionais do CAPS i/ Casa Girassol;Encontro com profissionais das ESF/ Vila Santa Terezinha e da RAPS para matriciamento e abordagens sobre a Prevenção ao Suicídio nos equipamentos de saúde;30/09Roda de conversa com alunos da Escola de Saúde Pública (ESP) e os Servidores da RAPS sobre Cartografia das Práticas de Cuidados em Saúde Mental Infanto-Juvenil.
Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao Suicídio, as Secretarias de Saúde (Sesau) e do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) prepararam vasta programação de cuidados com a saúde mental e valorização da vida.
Ao longo do mês, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Barbalha promove palestras, encontros entre profissionais da saúde e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), abordagens estratégicas para matriciamento, rodas de conversas, entre outras ações. Já a STDS abriu canal de diálogo para campanha permanente de acolhimento, com amparo de profissionais da área da psicologia e assistência social.
A ideia da Campanha é promover também a integração da comunidade com os equipamentos sociais e equipes que atuam nesses territórios, de modo que possa ser estabelecido um vínculo permanente de apoio e confiança. "Às vezes apenas uma escuta já causa um grande impacto na vida da pessoa. Precisamos fortalecer esse vínculo dia após dia, no trabalho em equipe, na amizade, na parceria", afirmou a secretária adjunta, Raquel Pinheiro.
PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) BARBALHA-CE
Todo o mês de Setembro
- Palestras sobre prevenção ao suicídio nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS);
- Encontros com profissionais das ESF e da RAPS para matriciamento e abordagens sobre a Prevenção ao Suicídio nos equipamentos de saúde;
03/09
- Abordagem com panfletagem – equipe da RAPS e Vigilância Sanitária – Praça Engenheiro Dória "Praça da Estação";
09/09
- 12h – Participação do Coordenador da Rede de Saúde Mental na TV verde vale;
- 12h – Entrevista na Rádio Cariri FM com equipe do CAPS Infantil;
- 15h – Palestra no CREAS sobre Prevenção ao Suicídio para Adolescentes em comprimento de medida sócio educativa – Coordenador da RAPS, Tiago Figueiredo;
10/09
- Evento no CAPS III com participação do CAPS AD e CAPS Infantil;
- Assembleia promovida pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Coordenadores da RAPS para orientações sobre o suicídio – Salão Paroquial.
17/09
- 9h – Encontro com familiares e pacientes em CAPS AD abordagem da temática com a Equipe Multiprofissional;
22/09
- 19h – Live no Instagram da RAPS, com representação da Faculdade de Medicina (FMJ) sobre o Setembro amarelo "Prevenção ao Suicídio";
23/09
- 16h30 – Oficina: Agente Populares de Saúde Mental para enfrentamento das consequências da pandemia COVID-19; Mandalas/filtro dos sonhos; Representações simbólicas na promoção da Saúde mental – Local : Sítio Santo Antônio de Arajara – Terreiro Arte e Tradição.
24/09
- Encontro com adolescentes do CAPS i/ CASA GIRASSOL ;
29/09
- Encontro com mães e profissionais do CAPS i/ Casa Girassol;
- Encontro com profissionais das ESF/ Vila Santa Terezinha e da RAPS para matriciamento e abordagens sobre a Prevenção ao Suicídio nos equipamentos de saúde;
30/09
- Roda de conversa com alunos da Escola de Saúde Pública (ESP) e os Servidores da RAPS sobre Cartografia das Práticas de Cuidados em Saúde Mental Infanto-Juvenil.