O governo de Barbalha, por iniciativa da secretaria de Educação, promoveu nesta segunda-feira, 27, a campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo, na Escola de Ensino Fundamental Raul Coelho de Alencar. O evento contou com palestra e debates sobre cultura de paz, cidadania e direitos humanos.
A campanha Setembro Amarelo foi amplamente trabalhada em diversos equipamentos municipais no intuito de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental, sobretudo distúrbios associados à ansiedade e depressão, que tem acometido muitos jovens nos últimos anos. Desta forma, as escolas são espaços importantes para ampliar esse debate, ainda considerado um tabu na sociedade, tanto de forma coletiva como individual.
A manhã de ações reuniu estudantes, professores e profissionais da área da saúde mental que explanaram sobre como identificar sintomas de depressão, e como ajudar e estimular a escuta ativa em situações que levantem o alerta.
O evento encerrou a programação do Setembro Amarelo no município, mas as atividades voltadas à promoção da saúde mental são realizadas de forma permanente pela gestão no Centro de Atenção Psicossocial, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e nas escolas da rede pública.