Durante reunião com representantes do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), na manhã desta quarta-feira, 13, o prefeito Guilherme Saraiva e representantes da Associação de moradores do Sítio Tabocas debateram sobre a implantação do Programa Águas do Sertão na localidade, com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade, sobretudo durante as secas, através de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
O Programa é desenvolvido pelo Governo do Estado e para a sua execução, é preciso que o município adote e consolide o modelo de gestão Sisar, que visa promover capacitações, treinamentos e diversos outros critérios a fim de uma boa execução dos serviços.
Há mais de 30 anos que os moradores da comunidade pedem por soluções para a constante falta de água. Com o programa, será possível que as 148 famílias que vivem no Sítio Tabocas tenham finalmente esse problema resolvido. "É importante ressaltar que é a primeira comunidade que vai receber o saneamento básico. Em nome de toda a comunidade, saímos muito satisfeitos com o que foi acordado hoje nesta reunião. A comunidade finalmente será beneficiada com esse projeto", afirmou o presidente da Associação de moradores do Sítio Tabocas, Joel de Souza Gomes.
De acordo com o Prefeito Guilherme Saraiva, a ideia é, a partir desse modelo de gestão consolidado, ampliar para outras comunidades da zona rural de Barbalha. "Queremos que todas as famílias do nosso município tenham acesso ao abastecimento de água de qualidade durante 24h em suas casas. É questão de justiça social e estamos trabalhando para isso", afirmou.
O próximo passo é estruturar o projeto diante dos dados levantados a partir de pesquisa realizada na comunidade e da aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.