O Governo de Barbalha, por meio da Secretaria de Saúde, vem desenvolvendo ao longo do mês ações voltadas para a Campanha Outubro Rosa, que visa a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo uterino. A programação segue até o dia 31 com muitas atividades gratuitas.
Nesta segunda-feira, 18, as ações alusivas à campanha foram destinadas aos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município, na Faculdade de Medicina. Profissionais especialistas na área palestraram sobre procedimentos preventivos.
Os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) também montaram plano de ação de alerta para os cuidados relacionados à saúde da mulher. "Para o nosso público, as atividades foram educativas, com orientações de profissionais. Também estamos promovendo encaminhamentos para a realização de exames", disse o coordenador do equipamento, Tiago Figueiredo.
Na Policlínica João Pereira dos Santos, em Barbalha, a Secretaria de Saúde firmou parceria e tem oportunizado o atendimento especializado às mulheres do município. "O nosso objetivo é atingirmos o maior número possível do público feminino. Também oferecemos palestra educativa e serviços de ultrassonografia (mamária/transvaginal), mamografia, consulta especializada com mastologista, nutricionista e ginecologista", afirmou a Secretária de Saúde, Sheyla Martins.
No Hospital São Vicente, até o dia 23 de outubro, serão realizados atendimentos e encaminhamentos gratuitos de mamografias. A expectativa é que sejam contempladas 270 mulheres.