A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do território Santo Antônio, realizou ensaio fotográfico com as gestantes assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A ação teve como principal objetivo trabalhar a autoestima da gestante e estimular a conexão afetiva entre mãe e bebê.
Na ocasião, cinco gestantes foram contempladas com o projeto e tiveram a oportunidade de registrar essa importante fase pelas lentes da fotógrafa barbalhense, Priscila Jacinto. O Espaço Ery Marcelino, ficou responsável pela maquiagem e penteado.
De acordo com a gestante Luciele Teixeira, que está no seu sétimo mês de gravidez, o processo foi cheio de acolhimento e afetos. "Sou muito grata pela oportunidade, pois sei o quão importante é registrar momentos tão marcantes assim. E guardar essa lembrança é muito gratificante pra mim" disse.
A equipe responsável pela organização e execução do ensaio fotográfico com as gestantes agora planeja encaminhar o projeto para o CRAS Malvinas. A ideia é viabilizar a ação de forma contínua.
Segundo a Técnica de referência do grupo de gestantes, Laynara Kecia, todos se empenharam na busca de elevar a autoestima dessas futuras mães e eternizar a gestação através de registros que ficarão guardados e serão base para criação de memórias afetivas. "O ensaio foi uma forma de mostrar a beleza materna e a dádiva de gerar um filho, é um marco importante na gestação e fica uma forma de lembrança que elas vão levar para sempre", afirmou.