A Secretaria de Saúde de Barbalha (Sesau), informa à população que o Município possui indicadores satisfatórios em relação aos casos de Covid-19.
A classificação de Risco Altíssimo dada pela SESA-CE, através da plataforma Integrasus, refere-se a uma classificação do sistema baseada na contagem de casos confirmados e de óbitos no Município.
A leitura foi feita tendo como referência as semanas epidemiológicas 43 e 44, período que vai do dia 31 de outubro até o dia 06 de novembro, quando Barbalha registrou apenas um óbito ocasionado pela Covid-19.
Neste mesmo período, Barbalha registrou apenas 02 casos confirmados da doença, o que, dessa forma, ocasionou uma taxa de letalidade de 50%, ou seja, esta porcentagem não se relaciona exatamente com situações que exijam medidas extremas, uma vez que Barbalha registrou apenas 02 casos de covid-19 confirmados e apenas 01 morte no período avaliado.
A Secretaria de Saúde de Barbalha ressalta que compreende a metodologia utilizada pela SESA-CE, porém, considera questionável a classificação de Risco Altíssimo para Barbalha, que verifica apenas a taxa de letalidade apresentada, sem considerar que os números absolutos deste indicador são baixíssimos e sem levar em consideração a normalidade dos demais indicadores que demonstram claramente que a situação epidemiológica real do município, demonstra controle da COVID-19.
Sendo assim, diante do quadro real em relação à Covid-19 em Barbalha, o Município continuará mantendo os mesmo cuidados, orientações e medidas que a Vigilância Sanitária e o Comitê Técnico já vinham desempenhando.
A Secretária de Saúde de Barbalha, Sheyla Martins, assegura à população que não há motivo para pânico e que é importante que todos continuem mantendo os cuidados necessários como o distanciamento social, a utilização de máscaras e que todos possam aderir à vacinação. Além disso, ressalta que a Secretaria de Saúde continua disponível para atender à população e dirimir qualquer dúvida em relação à situação da Covid-19 no Município.