A Prefeitura Municipal de Barbalha realizou o primeiro encontro presencial de implantação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) nesta sexta-feira (12). O evento foi realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), localizado no Parque da Cidade, com a presença de representantes da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA).
O Núcleo foi aberto oficialmente e já conta com mais de 15 jovens participantes com idades entre 12 e 17 anos, esses representantes foram escolhidos pelos próprios adolescentes assistidos pela Secretaria dentre as diversas localidades do município. Vale ressaltar que o Nuca permanecerá aberto à participação de novos membros que desejem fazer parte desse grupo de jovens protagonistas.
Para Alexandre Andrade, mobilizador de jovens do Selo UNICEF e também coordenador das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), o NUCA atuará na preparação de adolescentes para cumprimento de seu papel cidadão na sociedade. “Hoje quem é adulto não se preocupa muito com o que o País vive. Grande parte da população voltou a sofrer com a fome, a miséria e muito disso é por culpa do papel cidadão que cada um de nós não cumprimos” disse.
O que é o NUCA?
O NUCA é parte da metodologia para a conquista do Selo UNICEF. Ele estabelece espaços de participação dos adolescentes construídos nos municípios que concorrem ao Selo, no sentido de garantir o protagonismo juvenil e a inclusão ativa na mobilização da gestão pública municipal.
O Núcleo terá duração de 4 anos seguindo a edição do Selo UNICEF 2021-2024 e, ao longo desse período, atuará inserindo os adolescentes barbalhenses nas atividades do Selo UNICEF como jovens protagonistas que serão os porta-vozes de toda a juventude barbalhense.