A Prefeitura de Barbalha tem realizado trabalho voltado à conscientização e incentivo ao respeito, através de rodadas de formação e instalação de placas nas Secretarias do município. Como parte dessas ações, na última sexta-feira (12), foi realizada a instalação de placas no Centro Administrativo da Prefeitura com o objetivo de repudiar as práticas de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero.
Além desses gestos simbólicos, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) tem buscado desenvolver políticas públicas voltadas a comunidade LGBT para atuação na garantia de direitos, assim como tem promovido palestras e fóruns no sentido de ampliar o debate, sobretudo nos equipamentos sociais do município.
A prática de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero é crime previsto na Lei Municipal nº 2580/2021.
Na ocasião, para fazer as honras da instalação da placa estavam presentes o Chefe de gabinete Interino, Thiago Pereira; o Presidente da Mais Diversidade Barbalha, Natanael Marcolino de Brito e a Coordenadora de Inclusão Social e Trabalho, Alana Paixão.