O Município de Barbalha completou 14 dias sem internação de pacientes acometidos por Covid-19. O marco corrobora com as ações da Secretaria de Saúde que tem atuado de forma incisiva nas mais diversas frentes de combate à proliferação do novo coronavírus através dos diversos setores.
O resultado também se deve aos esforços empreendidos pelo Município no sentido de garantir a imunização da maior quantidade de barbalhenses conforme a disponibilização das doses. Além disso, contribuem para os baixos índices de contaminação, a presença constante da fiscalização municipal, através de diversos órgãos, como a Vigilância Sanitária e o Demutran, em parceria com a Polícia Militar nas ruas, estabelecimentos e eventos, tanto na zona urbana, como na zona rural.
A grande quantidade de doses de vacina contra a covid-19 já aplicadas no Município foi um fator decisivo. De acordo com dados da Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde, até a última quarta-feira, quase 89 mil doses foram aplicadas.
No entanto, mesmo com a ausência de internações e a redução do índice de contaminação na cidade de Barbalha, a Secretária de Saúde, Sheyla Martins, ressalta que ações preventivas continuam sendo estimuladas como o uso obrigatório de máscaras nos ambientes públicos, o distanciamento social e a higienização das mãos. “É importante que continuemos mantendo esses baixos índices de contaminação no Município e para isso, faz-se necessário o uso da máscara individual em qualquer lugar e estabelecimento. A vacina também é uma estratégia que deve ser adotada por todo cidadão, pois ela nos protege individual e coletivamente”, disse a Secretária.