A Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha recebeu na manhã desta quinta-feira (25), estudantes do Colégio Salesiano São João Bosco, de Juazeiro do Norte, para uma visita guiada pelo Centro Histórico de Barbalha.
A visita foi orientada pelo coordenador de turismo Edson Neto sob o tema da Educação Patrimonial. Junto aos alunos da turma do 5º ano do Ensino Fundamental, ele percorreu a Rua do Video e da Matriz fazendo paradas nos principais monumentos arquitetônicos.
A professora de Artes Daiane Nagle, do Salesiano, conta que a visita se tratou de estudo de campo junto à disciplina de História. "Trabalhamos com os alunos o conteúdo de patrimônio material e imaterial, bem como se dá o processo de tombamento dos prédios históricos e a importância da história que eles podem contar. Decidimos levar os alunos à Barbalha para proporcionar uma vivência fora da sala de aula para reconhecer o grande valor que esse patrimônio tem para nossa região", conta a professora.
O sítio histórico de Barbalha representa um dos maiores bens arquitetônicos e culturais do Cariri e, do Brasil, com prédios tombados e mais de 40 edificações catalogadas, sendo alguns delas datados em 200 anos de existência.