A Prefeitura Municipal de Barbalha e o Centro Universitário de Juazeiro do Norte (A UNIJUAZEIRO), promovem exposição sobre a tradicional Festa de Santo Antônio. A exibição faz parte do “Projeto Lendas – Semana do Patrimônio Cultural: um direito dos povos”, que integra o calendário de responsabilidade social da Instituição de Ensino Superior (IES).
A exposição foi aberta na última quinta-feira (25), às 17h, e teve a presença da barbalhense Socorro Luna, conhecida nacionalmente como a “solteirona de Santo Antônio”. O evento conta com o acompanhamento de mediadores para auxílio na explicação dos materiais expostos. A UNIJUAZEIRO também promoverá debates sociojurídicos sobre elementos culturais que levaram ao reconhecimento da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha como patrimônio imaterial da cultura brasileira, buscando, também, promover a democratização do acesso aos bens culturais.
As fotografias e instalações ficam expostas ao público até o dia 27 de novembro, no bloco A da unidade São Miguel da UNIJUAZEIRO, situada na rua São Francisco, 1224, São Miguel, em Juazeiro do Norte. A festividade do "Pau da Bandeira" está registrada no Livro das Celebrações do IPHAN como patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira (Registro n. 09, fl. 36).