A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Núcleo de Artesanato e Economia Solidária, promoveu nesta sexta-feira, 26, oficina de trançado de fibras vegetais. A formação foi realizada através da ação da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) Itinerante, que tem visitado as cidades cearenses desenvolvendo laboratórios de ensino e aprendizado de artesanato.
A oficineira responsável pela ação foi a extrativista e artesã Maria Ivonete dos Santos, moradora de Barbalha e residente no Sítio São Joaquim, protagonista feminina de uma das famílias assistidas pelo programa Cariri Solidário: com você sempre, uma parceria da STDS com o Centro universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão). “Foi um momento muito produtivo, em que trouxemos a experiência de uma mulher de coragem, camponesa, agricultora, que extrai da natureza a subsistência para o sustento da sua família”, disse a Gestora da Economia Solidária e coordenadora do Programa Cariri Solidário, Lindicassia Nascimento.
Estiveram ainda prestigiando o evento o Secretário da pasta, Sandoval Barreto, a coordenadora da proteção básica do município a Cinthia Matos, o coordenador do NUCA e gestor do AEPETI do município, Alexandre Herbert e parte da equipe técnica da STDS.