A Secretaria de Saúde de Barbalha e o Grupo de Proteção Animal estiveram em visita ao Hospital Veterinário da Unileao na última sexta-feira, 26, com o objetivo de conhecer as instalações do curso de medicina veterinária. Durante a visita, puderam conhecer algumas das instalações do curso de Medicina Veterinária. A ideia é dar início a busca por parcerias para o cuidado da saúde animal no Município, como também fortalecer a parceria com as organizações de pessoas voluntárias que já atuam na causa animal em Barbalha.
Estiveram presentes Sheyla Martins, Secretária de Saúde, Paulo Márcio, do setor de Gestão de Projetos e as representantes do organização Buscando Soluções. O grupo foi recebido pela Coordenadora do Curso, a Professora Juliana Lopes Almeida.
A Secretária Sheyla Martins lembra que a Secretaria de Saúde de Barbalha está buscando estabelecer atendimentos veterinários que sejam de emergência ou mesmo os que tenham a possibilidade de agendamento prévio, como castrações e outros cuidados clínicos com o olhar voltado para os animais de rua. “Nós queremos dar prioridade para as organizações e projetos da causa animal para darmos também esse suporte a eles”, reforçou a Secretária.
Cesarina Pereira Lopes, conhecida como Nena do Projeto Buscando Soluções, reforça que é importante um trabalho que seja feito em parceria com a Secretaria de Saúde. “Nós nos comprometemos em trabalhar em parceria com a Gestão para melhorias na causa e bem-estar animal em todos os sentidos, principalmente no que se refere à saúde animal, resgates, abandonos e castrações para que tenhamos controle da população de animais nas ruas”. Ainda de acordo com Cesarina, é intenção do grupo buscar formas de encontrar um lar para esses animais abandonados através de adoções responsáveis.