A Secretaria de Educação de Barbalha (Seduc), formalizou junto ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barbalha (SINDMUB) e ao Conselho Municipal de Educação, o novo formato dos processos de matrícula de estudantes e lotação de professores na rede de ensino do Município, através de portarias específicas. Essa é uma medida inédita na pasta, que visa mais transparência, fluidez e flexibilidade processual.
Com as Portarias de Matrícula Nº 261101/2021 e Lotação Nº 261102/2021, docentes e discentes da educação municipal poderão, a partir do ano letivo de 2022, obter mais clareza, transparência e critérios objetivos nos processos de matrícula e lotação nas escolas da rede. Professores terão como acompanhar melhor a execução dos cadastramentos e distribuição. Já os estudantes, veteranos e novatos, ingressarão à sala de aula por meio de um calendário de matrícula reordenado e comprometido com a segurança e a saúde do estudante.
As Portarias para melhoramento processual fazem parte de uma série de medidas da Seduc no intento de estabelecer melhor patamar na educação de Barbalha. Em recente evento de formação, a Seduc, em parceria com a Fundação Lemann e a consultoria Elos Educacional, reuniu toda sua rede de gestores e coordenadores, para formular a Matriz de Competências do Gestor Público Municipal, e com as novas metodologias previstas nas Portarias de Lotação e Matrícula para 2022, a educação no Município determina uma nova jornada ainda mais efetiva e promissora.