O Centro de Diagnóstico Joaquim Cruz Sampaio, da Secretaria de Saúde Barbalha, realizou nesta terça-feira, 30, pela tarde, uma palestra com o tema “Saúde mental das gestantes adolescentes: Desafios a serem enfrentados”.
O evento foi realizado no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU, no Parque da Cidade, e foi destinado para gestantes adolescentes. Participaram jovens meninas residentes na zona rural de Barbalha que passaram pelo processo de gravidez recentemente.
A palestra foi proferida pela psicóloga do CED, Joana Calixto, e foi realizada em formato de roda de conversa, permitindo a interação e a descontração das participantes. Na oportunidade, foram tratados diversos aspectos que envolvem uma gravidez na adolescência, desde as sensações de frustração, angústias pelas incertezas sobre a relação com os familiares, sobre o próprio sustento e o da criança, e também pelo sentimento de felicidade. Ao final, houve distribuição de brindes.
A Psicóloga ressaltou que a adolescência é um período de muitos conflitos e transformações e, que nessa fase da vida, além do pré-natal, a gravidez precisa de um acompanhamento psicológico.
De acordo com a Enfermeira Cíntia Bezerra, diretora do CED, a Secretaria de Saúde de Barbalha oferece acompanhamento durante todo o ano para jovens que engravidam na adolescência. O acompanhamento acontece diretamente nas Unidades Básicas de Saúde de cada Bairro. O acompanhamento psicológico também é ofertado pelo Cras do território onde a gestante reside. Para os casos que apresentam alto risco, os acompanhamentos acontecem no próprio CED.