A Prefeitura Municipal de Barbalha, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), esteve presente no I Encontro do Programa ACT: Ceará ‘Educar crianças em ambientes seguros sem violência intrafamiliar’ nesta quarta-feira, 8, em Fortaleza, Ceará. O programa é disponibilizado pelo Estado para 24 municípios como forma de prevenir a violência contra crianças, sobretudo as que se encontram na primeira infância.
O evento contou com a representação da coordenadora da Proteção Social Básica da STDS, Cinthia Matos. A Prefeitura de Barbalha recebeu materiais pedagógicos e aparelhagem tecnológica, dois tablets e um notebook, para auxiliar na aplicação do projeto no município. A meta é atuar de forma incisiva dentro da Zona Rural, buscando tonar possível a parentalidade positiva, bem como minimizar os impactos da violência nas crianças.
Entre março e novembro foram formados 1 coordenador, 1 supervisor e 7 facilitadores no município para o Programa ACT: Ceará, a data de lançamento no município está agendada para o dia 10 de janeiro de 2022 e os dois primeiros grupos formados serão com famílias do Programa Mais Infância, nas Malvinas, e famílias do grupo Cariri Solidário, programa em parceria com a Unileão.