O Secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Isaac Luna, participou na última segunda-feira, 13, a convite do Ministro do Turismo, Gilson Machado, da Cerimônia de Reconhecimento das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil, realizada no Palácio do Planalto, na Capital Federal. O evento contou com a presença da Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto, e outras autoridades.
Na ocasião o Secretário Isaac Luna, representando Barbalha enquanto município que abriga um Patrimônio Cultural registrado, manteve diálogo com a Presidente do Iphan, Larissa Peixoto, acerca do fomento de políticas públicas para salvaguarda da Festa do Pau da Bandeira, manifestação que voltará a acontecer no município assim que as condições da Covid-19 no Brasil estiverem sob controle.
Com o reconhecimento, as Matrizes Tradicionais do Forró passam a ser assistidas por políticas públicas para a salvaguarda da manifestação. A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Iphan, em 2015, e está inscrita no Livro de Registro das Celebrações, N° 9, folha 36. Agora são 52 manifestações e bem imateriais registrados como Patrimônio da Cultura Nacional.
A Cerimônia também ocorreu em função do Dia Nacional do Forró, e em homenagem póstuma ao cantor Luiz Gonzaga, que faleceu em 1989 e completaria 109 anos este ano. Contou com a presença de seu sobrinho José Luiz Gonzaga, e do cantor Alcymar Monteiro, ambos demonstraram interesse em se fazer presentes na próxima edição da Festa de Santo Antônio de Barbalha.
À medida em que as possibilidades sanitárias propiciarem um evento seguro para a população barbalhense, o Município celebrará o encontro de dois Patrimônios registrados, a Festa de Santo Antônio e o Forró.