Por ocasião da Cerimônia de Reconhecimento das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil, realizada no Palácio do Planalto, na última segunda, 13, o Secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Isaac Luna, debateu junto ao Presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Carlos Brito, e o Diretor de Gestão Coorporativa da Embratur, Edson Queiroz, sobre encaminhamentos para a próxima Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha.
Na última visita à sede da Embratur em Brasília, em 17 de novembro, o Secretário Isaac Luna iniciou diálogo com o Presidente Carlos Brito, no qual foram apresentados projetos de fomento à cultura e ao turismo na cidade de Barbalha, já visando a consolidação de uma parceria para Festa de Santo Antônio 2022. E neste recente encontro no Palácio do Planalto foram reiterados esses planos de viabilizar convênio, bem como outros projetos de fomento à cultura e turismo no município.
A Embratur é a autarquia especial do Ministério do Turismo responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito à promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.
Barbalha além de sediar uma manifestação reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Iphan, tal como agora o são as Matrizes Tradicionais do Forró, oferece uma variedade de itinerários no ecoturismo caririense, fortalecido com o advento do Complexo Ambiental Mirante do Caldas. O município representa um potente destino na rota do turismo nacional, o que torna a parceria com a Embratur demasiadamente promissora.