A Prefeitura de Barbalha, através da Secretaria de Educação, Fórum Estadual de Educação do Ceará, Conselho Municipal de Educação- CME, Conferência Nacional de Educação- CONAE- 2024, foi a primeira cidade do Cariri a realizar a abertura da Conferência Municipal Extraordinária de Educação, que aconteceu nesta quinta-feira 19, no Hotel das Fontes, localizado no Distrito do Caldas.
A abertura da ocasião foi memoravelmente realizada pelos alunos da rede municipal das escolas EEF Raul Coelho e EEF Maria Alacoque Bezerra, que desfilaram com placas sobre "O que é o Plano Nacional de Educação- PNE"?
A Conferência Municipal Extraordinária de Educação de Barbalha, também teve a fundamental participação de três professores intérpretes de libras da rede municipal de Barbalha, promovendo o debate democrático no âmbito municipal sobre os macroproblemas da educação, construindo subsídios para o novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2024-2034. O Documento de referência analisado foi discutido e as sugestões serão enviadas ao Plano Nacional de Educação- PNE, para ser acrescido ao Documento Final que será aprovado na Conferência Nacional. Com as contribuições encaminhadas ao Ministério da Educação- MEC, será elaborado o Projeto de Lei com metas para a educação do país nos próximos dez anos.
O evento teve a participação e a representação dos diversos setores da educação: o Secretário de Educação, João Paulo da Silva Olegário, o Prefeito Guilherme Saraiva, Vice-Prefeito Vevé Siqueira, a Coordenadora da CECOM, Lavina Maria Soares, e sociedade civil. Conduzido pelo Conselho Municipal de Educação, com os palestrantes Isaac Luna, Mestre em Direito e Especialista em Ciência Política, Samuel Pereira, ex atuante como professor e coordenador da Rede Estadual de Ensino, e a Doutora em Educação, Zuleide Queiroz. A participação de cada um e cada uma nesse debate pode fazer a diferença.