A Secretária de Saúde de Barbalha, Sheyla Martins, esteve reunida na manhã desta segunda-feira, 03, com as coordenações das equipes que compõem a Atenção Primária e a as equipes de saúde da família do Município, com o objetivo de levar orientações sobre o atendimento à população.
Entre as pautas, estavam a garantia do acesso da população ao atendimento médico e às consultas nos Postos de Saúde da Família. A observação se dá em um momento em que muitas pessoas têm buscado o atendimento médico com sintomas virais.
A determinação da Secretaria de Saúde de Barbalha é que as equipes realizem o primeiro atendimento na própria localidade em que os pacientes residem, contribuindo, dessa forma, para diminuir a aglomeração nos hospitais da cidade. “É preciso garantir o acesso da população às consultas e ao atendimento médico para evitarmos uma epidemia de gripe dentro de uma pandemia. Para isso, é importante que os setores e equipes estejam integradas, principalmente no que se refere ao atendimento da saúde da família”, ressaltou a Secretária Sheyla Martins.
Para combater de forma mais eficaz os surtos viróticos em Barbalha, a Secretária de Saúde está priorizando, já a partir desta primeira semana de 2022, algumas medidas como a intensificação da aplicação de vacinas contra a Covid-19, principalmente as doses de reforço, o aumento da testagem pelo exame PCR-RT das pessoas que apresentarem sintomas suspeitos e pessoas com as quais tiveram contato, o isolamento dos casos suspeitos, como também redobrar a atenção nos vulneráveis (crianças, gestantes, idosos, doentes crônicos e imunodeprimidos) por meio do Programa Saúde da Família.
O Centro de Saúde Leão Sampaio e o Centro de Especialidade e Diagnostico Joaquim Cruz Sampaio também intensificarão o atendimento à população.